OS BRASILEIROS AINDA OUVEM RÁDIO OU MIGRARAM PARA O DIGITAL?

  • 09/10/2024
OS BRASILEIROS AINDA OUVEM RÁDIO OU MIGRARAM PARA O DIGITAL?

Rádio digital vs. rádio analógico

 Os  números do Profiles também confirmam que o rádio não viu a migração para canais digitais que foi observada em outras mídias de massa que agora são consumidas principalmente pela Internet, como conteúdo escrito ou TV. Nos últimos seis meses, 48,9% da população no Brasil afirma ter ouvido música por meio de um rádio analógico (em um dispositivo dedicado, no carro ou por meio de sistemas Hi-Fi). Esse número é substancialmente menor do que os 62,1% dos brasileiros que ouviram música em plataformas de streaming nesse período.

Mas está bem acima dos 40,6% que consomem streaming de música de estações de rádio por meio de canais digitais, seja na Internet, em smart TVs ou em outro canal semelhante. Isso sugere que os brasileiros que ainda apreciam a experiência única do rádio (ou seja, um programa em tempo real que é sintonizado, em oposição às opções sob demanda) também estão preferindo experimentá-la por meio de dispositivos analógicos, sem depender da Internet.

Também é importante observar que existem algumas diferenças na forma como os brasileiros ouvem rádio, dependendo se eles sintonizam sua programação favorita por meio de um dispositivo analógico ou com um dispositivo conectado à Internet. Aqueles que preferem a experiência tradicional do rádio tendem a ouvir de manhã e no início da tarde, entre 6h e 13h, enquanto aqueles que optam por se conectar a dispositivos digitais sintonizam com mais frequência à tarde e à noite/madrugada.

Como os brasileiros ouvem rádio (por idade e gênero)?

Em termos gerais, ouvir rádio continua sendo uma atividade "secundária" para uma boa parte dos brasileiros, geralmente para substituir as interações sociais. 40,8% dos adultos no país, de acordo com o Profiles, dizem que ouvem rádio como som de fundo quando estão sozinhos. Três em cada 10 também concordam com a afirmação "Às vezes dependo do rádio para me fazer companhia", sugerindo que, pelo menos no Brasil, esse tipo de conteúdo é consumido mais por indivíduos e não por grupos.

Homens e mulheres também têm uma percepção diferente do rádio no Brasil. Os homens são estatisticamente muito mais propensos a dizer que preferem ouvir estações de rádio locais (40,9%, contra 37,3% das mulheres que dizem o mesmo). Ao mesmo tempo, quatro em cada 10 homens brasileiros dizem que o rádio on-line transformou sua interação com o rádio em geral, em comparação com apenas um terço das mulheres brasileiras que dizem o mesmo.

As diferenças são ainda mais marcantes entre as diferentes faixas etárias. Embora o rádio ainda seja considerado um excelente canal de publicidade por três em cada 10 brasileiros, os adultos de 25 a 44 anos são os que mais defendem seu potencial de marketing. Por outro lado, os adultos de 45 a 54 anos parecem gostar mais do rádio sozinho, especialmente quando comparados aos hábitos dos jovens de 18 a 24 anos.

FONTE: Alejandro R. Chavez


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Dois Tristes

Simone Mendes

top2
2. Million Dollar Bill (Official Tour

Beyond Chicago x Majestic x Alex Mills

top3
3. Apaguei Pra Todos

Ferrugem, Sorriso Maroto

top4
4. Beleza Ignorante

Simone Mendes

top5
5. Surtos

Maiara e Maraisa

top6
6. yes, and?

Ariana Grande

top7
7. Relação Errada

Gusttavo Lima Part. Bruno & Marrone

top8
8. Espresso

Sabrina Carpenter

top9
9. Bem Mais Que Eu

Diego e Victor Hugo

top10
10. Daqui Pra Sempre

Manu Bahtidão, Simone Mendes


Anunciantes